top of page

Projetos NEA

 

 

Projeto 1 : Implantação de unidades demonstrativas e caracterização sócio-ambiental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN.

 

    Este projeto tem por objetivo a  Implantação de unidades demonstrativas e caracterização sócio-ambiental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN.

 

        As linhas temáticas para estruturação das unidades demonstrativas nas quais os professores estão distribuídos, são: nutrição animal de base agroecológica; manejo e produção de nutrientes de base agroecológica a partir da implantação/consolidação de práticas de compostagem, biofertilizantes e adubos verdes; banco de sementes; manejo da caatinga (fruticultura, leguminosas e xerófilas) e produção vegetal de base agroecológica na agricultura familiar.

 

 

Projeto 2 : Sementes crioulas para o fortalecimento da agricultura familiar do vale do açu - RN.

    O projeto surgiu a partir de discussões internas e de trabalhos anteriores do NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu, com o intuito de ampliar a sua estruturação, visando contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN, através da identificação, resgate, validação, melhoramento, beneficiamento, conservação e/ou intercâmbio de materiais genéticos de interesse para a Agroecologia por meio de metodologias participativas que promovam a construção e a socialização das práticas e conhecimentos e o acesso coletivo aos materiais trabalhados.

 

O público beneficiário das ações serão diretamente os agricultores e agricultoras atendidos pelas ações dos agentes de assistência técnica e extensão rural (ATER) das instituições parceiras, público principal dessas instituições, e os estudantes dos cursos Técnicos e de Graduação Tecnológica, público principal do IFRN/NEA, através dos professores/pesquisadores dessa instituição de ensino, os quais compõem a equipe do NEA e do projeto, sujeitos esses (agricultores, estudantes, agentes de ATER, professores/pesquisadores) mediados pelas ações do projeto através do enfoque agroecológico.

 

Serão utilizadas as espécies de adubos verdes (guandu, crotalária, girassol, feijão de porco, mucuna), além de variedades locais e regionais de feijão e milho crioulos e outras plantas nativas arbóreas ameaçadas ou em risco de extinção na região: Aroeira (Myracrodruon urundeuva M. Allemao), Cumaru (Amburana cearensis (Arr. Cam.) A.C. Smith), Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.), Pau Branco (Auxemma oncocalyx (Fr. All.) Baill), Jucá (Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul.), etc.

 

Será realizada a multiplicação de pelo menos uma variedade de feijão e uma de milho, uma vez por ano, com o objetivo de complementar a preservação das variedades tradicionais. Para que o agricultor tenha acesso a estas sementes, deverá fazer a doação de sementes de espécies arbóreas nativas ou de outras espécies cultivadas tradicionalmente, ajudando a manter o banco de sementes. As sementes nativas serão utilizadas para produção de mudas no viveiro do IFRN Ipanguaçu, para distribuição com os agricultores familiares que doarem outras sementes.

bottom of page